Amor próprio .


Como já dizia Oscar Wilde:"Se amar é o ínicio de um romance que dura a vida inteira."
A auto crítica severa, pessimismo, não se aceitar como é, perfeccionismo, ser muito(a) dura consigo mesmo(a), se culpar exageradamente ,não se perdoar,  se auto rejeitar ou remoer lembranças em que foi rejeitado(a), não reconhecer quando conseguiu algo ou se venceu alguma coisa, ciúme ambudante, dependencia emocional ou até financeira minam a auto estima.

A auto estima baixa é fruto de traumas do passado, seja bulling ou para não sofrer bulling na escola ou grupo de amigos, ou teve os pais que cobravam muito ou ainda falavam palavras que colocavam para baixo a criança ou ainda ela ser condicionada a fazer determinada coisa que para ser amada  e "ser aceita" ela deverá fazer determinada coisa de tal jeito ... enfim são infinitos os motivos. E para mudar isto não é de uma hora para outra pois a criança cresceu acerditando nisto e repetiu na mente, tornou verdade e fez mercanimos de comportamento.
Precisa-se de paciencia,  se auto adverti (fazendo pensamento socrático, usando a pergunta: Qual a evidência real que isto é verdade?)  ou ainda terapia e se precisar medicamentos.
Os psicologos da terapia comportamental cognitiva aconselham estas atitudes abaixo para fortalecer a auto estima.




A mídia e a sociedade vive lançando idéias  de como as pessoas devem ser ou se comportar para ser tornar uma pessoa em: o(a) cool, o(a) legal, o(a) desejado(o), o(a) amado(a), o(a) fashion mas devemos ter a clareza que não devemos comprar esta mercadoria ou idéia.É doentio. Mecardoria? Sim, mecadoria. Muita gente vende muito, seja em cosméticos maquiagens, chapinhas, secadores, clinicas, rémédios enfim.... Eles lucam fortuna.

Os padrões de beleza mudam conforme o tempo, lugares e culturas. E nem aquelas mulheres ou homens fabulosos da tv  são aquilo tudo que mostram nas revistas. Porque? Photoshop e maquiagem.
Quer uma prova. Dê uma olhada..




Anahi
 Nana Gouveia
 Lisa Kudrow
 Gisele

Arnold Schwarzenegger





Não dá para ser tudo ao mesmo tempo. Seja
você!



Lembre-se não adianta fazer diatas mirabolantes correndo o risco de ter anorexia ou bulemia, morrer ou viver mal uma vida tão curta, pois a vida é curta! Tenha uma religião, faça exercicios, fique no corpo que você se sinta bem em tods os sentidos não o que os outros acham(pessoas tem gostos diferentes)beba mais água, tenha lazer, tenha amigos, saia com eles, faça o que gosta, coma comida saudável e escorregue pouco nas gulosemas gostosas que fazem mal, viaje, não se preocupe  demais,  ame, seja amado(a)...viva ! E aquela coisa: Como diz a minha avó tudo que é demais não presta. Viva realmente com o que e quem vale a pena.
Minha amiga mandou pra mim este vídeo se quiser conferir é bem legal. é bom ouvir-lo antes de dormir. As imagens não achei muito legal mas nada é perfeito hehe.
https://www.youtube.com/watch?v=MgfGC2G0TfQ

3 comentários:

Mariani disse...

Amei !!! :D

Inforblog disse...

Infelizmente os padrões de beleza hoje estão invertidos. As pessoas, principalmente mais jovens buscam se engajar nos padrões e acabam comprometendo a saúde.
Excelente postagem!

Nadja disse...

Muito bem! O que mais importa em um ser humano é exatamente aquilo que os olhos não podem ver. A ditadura da beleza é muito cruel e despreza o que realmente interessa e dura para sempre.Os que são atraídos apenas pela superficialidade são superficiais. É preciso valorizar o que tem valor de verdade.